segunda-feira, 29 de março de 2010

Coaching: uma visão geral

Olá,

Nos dias de hoje é cada vez mais frequente ouvirmos a palavra coaching. Apesar de ser um termo bastante utilizado, ainda há muitas dúvidas do que ele significa.

Primeiramente, precisamos saber o significado da palavra coach. Ela significa treinador, líder, facilitador, técnico. Esse termo teve início nos esportes, mas hoje ele também é utilizado em organizações, empresas etc.

Mais do que treinamento, o coaching é o reforço do indivíduo, a fim de transformar suas intenções em ações, que consequentemente se traduzirão em resultados. O líder ajuda os seus indivíduos a trilharem o próprio caminho de autodesenvolvimento. Ele precisa maximizar os resultados do cliente, com base na própria otimização dos recursos técnicos e emocionais deste.

Há várias formas de potencializar e estimular o indivíduo a refletir sobre os seus comportamentos e decisões, a fim de optar pela escolha da melhor alternativa diante de determinada situação de vida pessoal ou de trabalho. Esse trabalho pode ser realizado pelo próprio líder da empresa ou por algum profissional especializado contratado especificamente para esse fim. O desenvolvimento ainda pode ser feito individualmente ou em grupos.

Quando esse trabalho é realizado em empresas, ele tem o objetivo de ajudar as equipes a aperfeiçoarem estratégias e a fixarem objetivos e valores. Já no campo pessoal, esse trabalho tem o objetivo de auxiliar os indivíduos a mudarem as suas condições de forma bem sucedida.

A duração do processo pode ser de 3 a 4 meses, mas depende exclusivamente do coachee (cliente), pois cada pessoa responde de uma forma aos treinos.

Essa é uma medida inovadora para o desenvolvimento das áreas de Recursos Humanos. Esse processo contribui e agrega conhecimentos para toda a empresa.

Espero que este artigo tenha minimizado as possíveis dúvidas sobre o tema.

Beijo
blog comments powered by Disqus
 

Friends