quarta-feira, 31 de março de 2010

Implosão e Explosão: você sabe a diferença?

No domingo, dia 28/3, houve a implosão da antiga rodoviária de Campinas. Gostaria de aproveitar esse momento para perguntar: vocês sabem a diferença entre implosão e explosão?

Explosão: é aquela arrebentação súbita, violenta e ruidosa provocada pela libertação de um gás ou pela expansão repentina de um corpo sólido, que, no processo, se faz em pedaços. A explosão destrói tudo em um determinado limite de distância. O termo teve origem da palavra explosion.

Implosão é uma série de explosões sucessivas, realizadas de tal modo que o desmoronamento por elas causado tende a concentrar-se num ponto central. A inicial "in" quer dizer que será feito uma explosão, mas que abalará somente as estruturas do local estabelecido. O termo teve origem da palavra implosion.

Como vocês devem ter observado, apesar de as duas palavras significarem a mesma coisa, o prefixo muda completamente o sentido do termo. Quando algo é implodido não há danos externos, mas sim apenas no local estabelecido. Já quando há uma explosão, há danos externos e as consequências são  devastadoras.

Por falar em prefixo, você sabia que com a Nova Reforma Ortográfica muitas palavras perderam o hífen e muitas passaram a ser hifenizadas? Mas o hífen mantem-se em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós”.

Abraço.
blog comments powered by Disqus
 

Friends