O que é Bullying?
Bullying é uma palavra inglesa que se refere a atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa ou por um grupo de pessoas para intimidar ou agredir outra pessoa incapaz de se defender e são realizados dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O Bullying ocorre em que segmento da sociedade?
É importante ressaltar que o Bullying sempre existiu em nossa sociedade, seja no âmbito escolar, familiar, empresarial entre outros. Atualmente, o Bullying ficou tão falado, pois antes estes tipos de comportamento eram considerados inofensivos, ou seja, todos nós testemunhamos ou fomos vitimas de “brincadeiras” na escola, por exemplo. Comportamentos estes como fofocas, empurrões, atribulações de apelidos, e isso nos dias de hoje passou de uma simples e inofensiva brincadeira a ser denominado como Bullying.
Que tipos de atos agressivos são praticados?
Existem várias formas de praticar o Bullying, irei destacar as que são mais comuns entre os que praticam esse ato de violência:
• Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
• Verbal (apelidar, gozar, insultar)
• Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
• Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
• Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
• Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
• Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)
Quem participa do Bullying nas escolas?
Na maioria das vezes são alunos que se julgam superiores aos outros colegas, acreditam na impunidade de seus atos dentro da escola e muitas vezes são pertencentes a famílias desestruturadas, convivendo com pais opressores, agressivos e violentos.
O Bullying é um fenômeno moderno?
Como já mencionei na segunda questão, o Bullying não é um fenômeno moderno, já existe desde a época dos nossos pais, se conversarmos com nossos avós vamos descobrir que essas chamadas “brincadeiras sem graças” já existiam, mas ao meu ver, atualmente vivemos num mundo globalizado, temos informações de toda a parte do mundo, informações essas que nem sempre são usadas de forma positiva, a violência assim como as drogas são figurinhas presentes no nosso cotidiano, as famílias sofreram mudanças, novos arranjos familiares se formaram e infelizmente a humanidade não conseguiu processar todas essas mudanças de forma saudável.
Que tipos de danos podem causar o Bullying?
Com o tempo, as vítimas se sentem solitárias, incompreendidas e excluídas de um contexto que prima pela inclusão de todos. As consequências do Bullying incidem no processo de socialização e de aprendizagem, bem como na saúde física e emocional, especialmente das vítimas, que se isolam dos demais, carregando consigo uma série de sentimentos negativos que comprometem a estruturação da personalidade e da autoestima, além da incerteza de estarem em um ambiente educativo seguro, onde possam se desenvolver plenamente. Em casos extremos, algumas vítimas executam seus planos de vingança, seguidos de suicídio.
Como suspeitar que uma criança esteja sofrendo Bullying na escola?
A criança começa a apresentar queda no rendimento escolar, tentativas de faltar a escola, a baixa autoestima, ansiedade, depressão infantil, doenças psicossomáticas, isolamento social, e em alguns casos a criança pode se apresentar violenta, mas nem sempre tem coragem de denunciar para os pais os agressores. Por isso o Bullying é uma forma de violência de difícil identificação.
E os pais, o que devem fazer para que os filhos não pratiquem o Bullying?
É muito importante os pais observarem o comportamento dos seus filhos, porque a partir da observação e da investigação os pais conseguem direcionar e entender o que realmente esta acontecendo, e a partir daí começam a criar ferramentas para que isso venha a sanar, uma boa ferramenta seria o diálogo entre pais e filhos e a participação ativa dos pais em relação à vida da criança.
Existem alguns transtornos que são associados ao Bullying:
- Transtorno Desafiador Opositor
- Transtorno de Conduta
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Transtorno Bipolar do Humor
Para finalizar deixo algumas dicas para agirmos com vitimas de Bullying:
- Saiba que ele(a) está precisando de ajuda;
- Não tente ignorar a situação;
- Procure manter a calma;
- Mostre que a violência deve ser evitada;
- Não o agrida e nem o intimide;
- Mostre que sabe o que está acontecendo. Converse com ele;
- Garanta a ele que quer ajudá-lo;
- Tente identificar algum problema atual;
- Com o consentimento dele, tente entrar em contato com a Escola;
- Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos;
- Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua autoestima.
Maria Amélia Souza Veloso
CRP: 06/98.200
Psicóloga Escolar e Organizacional
Quero agradecê-la pela entrevista e pelos esclarecimentos. Muito obrigada!
Desejo a todos um excelente dia!
Beijos
Marcadores:
bullying,
entrevista