sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

Bom dia,

Considero de extrema importância falar sobre o Dia Mundial do Livro. Até como uma forma de incentivar as pessoas a lerem.

Escrevi um artigo em que questiono se os brasileiros não gostam de ler: http://www.scrittaonline.com.br/artigos.php?ctd_id=1077

Esse é um tema polêmico, eu sei, mas acho imprescindível que o tema seja abordado, até como uma forma de melhorar o analfabetismo no Brasil.

Ler é muito diferente do que muitos pensam. Não é apenas enxergar e ver as palavras que estão em um texto. Diferente do que muitos imaginam, LER é muito mais do que isso, é decodificar, entender o que o texto quer transmitir, é enxergar as entrelinhas e saber associar o texto ao seu mundo, fazer comparações, é ser crítico e não concordar com tudo o que está escrito.

Nossa, mas ler é realmente tudo isso? Com certeza é isso e muito mais. E quem realmente lê aprende a ser mais crítico e entende melhor e mundo e as suas injustiças.

Como disse nesse e em outros artigos, a leitura tem que ser inserida na vida de uma pessoa desde quando ela é criança, para que ela tome gosto pela leitura e ler torne-se um hábito.

E para os que dizem que não tem acesso à leitura, além das bibliotecas que emprestam livros gratuitamente, dos sebos que vendem livros extremamente baratos, muitas livrarias promovem algumas promoções com livros ótimos por preços melhores ainda.

Um exemplo disso é o Submarino, que está com uma promoção para incentivar a leitura no Dia Mundial do Livro. Confiram: http://www.submarino.com.br/portal/livros-dia-comprar-bogof/4697?offset=0&limit=20&order=sellRankingQty&dir=desc&p1=4645&WT.mc_id=fullzaohs&WT.mc_ev=click

Realmente, para ler não há mais desculpas.

Leia, entenda, compreenda e torne-se crítico.

Abraço.

blog comments powered by Disqus
 

Friends