quinta-feira, 15 de abril de 2010

A famosa linguagem televisiva

A televisão já faz parte da vida das pessoas, mas ultimamente ela tem exercido um papel diferente e ultrapassado os costumes, invadindo as situações econômicas e sociais.

A TV se transformou em um eletrodoméstico do qual não abrimos mão. Ela habita a intimidade das casas, define como será disposto os nossos móveis, o horário que dormiremos e o falar cotidiano.

Esse meio de comunicação, muitas vezes, cria uma linguagem que não sai mais do nosso vocabulário e se transforma em verdadeiros bordões. Essas frases não saem da nossa boca por muitas vezes expressar exatamente o que queremos dizer em uma determinada situação.

Essa empatia linguística que surge quando os telespectadores se adaptam à maneira de falar da televisão é muito importante socialmente, principalmente com o peso que a TV tem no cotidiano das pessoas.

O falar brasileiro é altamente influenciado pela linguagem utilizada nos meios de comunicação, pois os bordões dos programas televisivos estão na boca do povo. Essa linguagem é estimulada pela indústria da TV por facilitar a compreensão por parte dos telespectadores.

As novelas engrenam a maior produção de bordões. Muitas vezes, são os autores que os criam, mas muitas vezes há liberdade e o próprio artista cria expressões que condizem com o seu papel.

Quando a população utiliza uma linguagem televisiva, fica claro que o poder da TV está todo materializado nessas expressões. Muitos apresentadores e programas utilizam esse recurso para uma fácil identificação do público.

Confira alguns clichês que já foram e continuam sendo um sucesso:

Bordões
Personagens
Artistas
Novelas
Tô certo ou tô errado
Sinhozinho Malta
Lima Duarte
Roque Santeiro
É vapt-vulpt!
Professor Raimundo
Chico Anysio
Escolinha
Minha vingança será maligna
Vampiro brasileiro
Chico Anysio
Chico Anysio Show
Me poupe, salgadinho!
Lucineide
Regina Dourado
Explode Coração
Né brinquedo, não!
Dona Jura
Solange Couto
O Clone
Ô coitado!
Filó
Gorete Milagres
A Praça é Nossa
É felomenal!
Giovanni Improta
José Wilker
Senhora do Destino
Copiou?
Seu Gomes
Walter Breda
América
É a treva
Bianca
Isabelle Drumond
Caras e Bocas
Prefiro não comentar
Copélia
Arlete Sales
Toma Lá Da Cá
Vamos nhanhar?
Scarlet
Luiza Tomé
A Indomada
Nos trinques
Timóteo
Paulo Betti
Tieta

Ao ler, muitos devem ter se deparado com expressões que utilizam até hoje. Eu fiquei surpresa por ter coisas que eu falava e não sabia que era um bordão. Interessante, não?

E vocês, conhecem algum bordão que não está aqui? Contem-me.

Abraço.
blog comments powered by Disqus
 

Friends