quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mediaon 2010


Como contei a vocês, ontem passei o dia em São Paulo, mais especificamente na Paulista. Assisti ao primeiro dia do 4º Seminário Internacional de Jornalismo Online.

Para vocês terem uma ideia das pessoas que palestraram e sobre os assuntos abordados, a programação de ontem foi esta:

Painel 1: 9h30 às 11h00
Computadores tablet, e-readers e smartphones - Como inovar e produzir conteúdo no mundo digital.
Mediador:
Andre Deak


Painel 2: 11h30 às 13h
Eleições 2010 e a internet – Um balanço dos resultados


Painel 3: 15h30 às 17h
Anunciantes valorizam conteúdo ou audiência?
Mediador:
Paulo Castro


Painel 4: 17h30 às 19h
Quem pauta quem e quem consome o que? - Mídias sociais x sites de jornalismo: a caça do furo e do leitor
Mediadora:
Silvia Bassi, IDG Brasil, Publisher

O jornalismo no mundo digital é um assunto um tanto quanto polêmico, que gera diversas opiniões contraditórias. Será que o jornal impresso vai se extinguir? Como os jornalistas podem fazer para se adequarem aos novos tablets? São perguntas que não existem respostas certas, apenas especulações e discutir sobre isso é muito interessante. iPad, iPod, iPhone e Android são concorrentes, mas também estão em um mesmo nicho que é novo e ainda não é explorado da forma que deveria.

Para mim, o ápice das discussões foi o painel que eu achei que seria menos interessante, o das eleições nas mídias sociais. O Caio Túlio é sensacional! Para quem não sabe, ele foi o responsável pela campanha eleitoral da Marina Silva nas redes sociais. Ele provou com dados que, diferente do que as mídias clássicas (jornal, televisão etc) dizem, a internet foi fundamental para as eleições. Veja uma matéria excelente sobre o assunto: http://caiotulio.com/se-a-eleicao-fosse-pela-web-marina-teria-vencido-no-1%C2%BA-turno/

Como vocês sabem, sou formada em Letras e também sou apaixonada por jornalismo. Pretendo me especializar na área, focando principalmente em comunicação da moda.

Agora deixa eu contar o fato mais legal do dia, algo que me surpreendeu e me deixou extremamente feliz: uma moça me reconheceu por causa do blog! Vocês podem imaginar a minha alegria? Fiquei tão radiante, tão surpresa que não tive reação a não ser dizer o quanto achei legal, perguntei se ela tinha blog – não tem – e esqueci de perguntar o nome dela. Se você ler esse post, quero me desculpar, pois a emoção fez com que eu ficasse passada. Posso perguntar atrasada? Qual o seu nome? Entre em contato comigo pelos comentários, adorei conhecer você, pena que não tivemos tempo para estreitar os laços, mas acredito que oportunidades não faltarão, já que temos o mesmo gosto pelo jornalismo.

Foi uma pena eu não ter levado máquina, pois o curso foi excelente e merecia registro.

Mais uma coisa que quero contar a vocês: recebi os mimos fofos e especiais que a querida Gi me enviou. Fui a leitora do mês de setembro e ela envia um presente personalizado para retribui o carinho das leitoras com o blog dela. Eu ameiiiiiiiiii! Fiquei tão feliz, me emocionei e não tenho palavras para agradecê-la. Gi, você é especial demais, uma pessoa querida, que valoriza as pessoas, coisa rara no mundo em que vivemos. Mais uma vez, as minhas palavras não são suficientes para agradecer esse gesto tão belo de sua parte. Depois postarei fotos no blog!

Desculpem o post tão grande e cheio de informações, mas queria dividir o meu dia tão importante e especial com vocês.
blog comments powered by Disqus
 

Friends