segunda-feira, 26 de julho de 2010

Regras do Buraco

Eu adoro jogar baralho! Nunca escondi isso de ninguém! rsrs.

Gosto muito de truco, cacheta e dominó. Mas no sábado eu aprendi a jogar buraco e adorei! É um jogo mais demorado, que exige muita atenção e raciocínio, mas é uma delícia. Vocês já conhecem as regras desse jogo?

São estas:

    * Jogadores: 2 ou 4
    * Número de cartas: 108 (2 baralhos com 2 coringas cada)
    * Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um
    * Objetivo: Ganha o jogo a pessoa ou dupla que fizer o maior número de pontos

Convenções

    * Pode trinca (lavadeira)
    * Tem curingão (Joker) e este vale 50 pontos
    * Tem morto
    * Pode bater com canastra suja

Definições

    * Baixar um jogo – No Buraco Fechado, um jogo consiste em três ou mais cartas do mesmo naipe ordenadas numa seqüência numérica; ou três ou mais cartas do mesmo valor independente do naipe. Ex.: 5, 6 e 7 de Copas, ou 5,5,5. (um 5 de ouros, 5 de espadas e 5 de paus) O número mínimo de cartas para baixar um jogo é 3. Porém no decorrer da partida pode-se acrescentar outras cartas no jogo.

    * Comprar o lixo – Você só poderá comprar o lixo, se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que você tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da sua mão formando um novo jogo. 

    * Morto – É o montante de 11 cartas que um jogador compra quando descarta todas as cartas da mão. Se for jogo de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pega o morto o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível comprar os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem e houver algum morto na mesa, este automaticamente é deslocado para o monte.

    * Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tinha pego o morto. No caso de um jogo em que ninguém tenha pego o morto, só é possível um jogador bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.

    * Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para os jogos da mesa. Caso haja morto, ele o pegará e continuará a jogar, sem comprar carta. Já a batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Havendo morto, ele o pegará, mas só poderá utilizá-lo na outra rodada, quando for a sua vez de jogar.

    * Canastra - Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor ou em seqüência, do mesmo naipe. Existem quatro tipos de canastra: Canastra limpa (sem curinga), Canastra suja (com curinga), Canastra de mil (de ás a ás, sem curinga) e Canastra de quinhentos (de ás a 2, sem curinga).

O Jogo

O primeiro jogador, compra uma carta monte, verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora alguma que não lhe interessa. Essa carta vai para a lixeira. Após jogar fora, é a vez do jogador imediatamente à esquerda, e assim por diante, até que alguém termine a partida. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. No jogo de Buraco Fechado, apenas a última carta jogada na lixeira será exibida, estando as demais cartas escondidas. O jogador só poderá comprar o lixo se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que ele tenha já baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da própria mão, formando um novo jogo. Após cada compra o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto, e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tiver nas mãos.

Contagem

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Obs: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.

Valor em pontos

    * Batida = 100 pontos
    * Curinga (dois) = 10 pontos
    * Curinga (Joker) = 50 pontos
    * Do Rei ao 8 = 10 pontos cada carta
    * Do 7 ao 3 = 5 pontos cada carta
    * Ases = 15 pontos cada carta
    * Canastra Suja = 100 pontos
    * Canastra Limpa = 200 pontos
    * Canastra de Quinhentos = 500 pontos
    * Canastra Real = 1000 pontos

Fonte das regras: http://blog.jogatina.com/archives/as-regras-do-buraco-fechado/

Achei o jogo bem legal, dá para passar horas se divertindo. E vocês, também gostam de jogos com cartas? Quais preferem?

A noite posto o look do dia.

Beijos e uma ótima semana para todos!
blog comments powered by Disqus
 

Friends