terça-feira, 27 de julho de 2010

Votos nulos X Votos brancos



Bom, hoje eu vou me arriscar e falar de um tema bem polêmico: as eleições. Mas na verdade, não vou falar das minhas preferências, até por que, não as tenho. O que mais quero é evidenciar as diferenças entre o voto nulo e o voto branco.


Sei que muitas pessoas as desconhecem, mas isso pode fazer toda a diferença em uma eleição. Os votos brancos significa “tanto faz” e são acrescentados ao candidato de maior votação, já os votos nulos significam que você não está satisfeito com a proposta de nenhum dos candidatos e que se recusa a votar em um deles. Podemos dizer que o voto nulo é um protesto válido.

Vejamos uma simulação:

Se o candidato A está com 52% dos votos e o candidato B está com 35% dos votos, 10% são votos brancos e 3% são votos nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem que nem o candidato A e nem o candidato B no poder, mas os 10% que votaram em branco estão satisfeitos tanto com o candidato A quanto com o candidato B, portanto, qualquer um que vencer está bom. Nesse exemplo, o candidato A será eleito com 62% dos votos (52% + 10% dos votos brancos). É por isso que podemos dizer que o voto branco é um ato de conformismo.

Agora vejamos outro caso:

Se na eleição, o candidato A terminasse com 42% dos votos e o candidato B com 30%, 10% de votos brancos e 18% de votos nulos, as eleições teriam que ser repetidas e nem o candidato A e nem o B poderia mais participar das eleições daquele ano.

Agora vocês entendem por que o voto nulo não é divulgado? Ele é o único capaz de anular uma eleição inteira e remover do cenário político todos os candidatos de uma vez. Por que será que as pessoas o divulgam como incorreto? Ou mesmo, por que será que as pessoas nem o divulgam?

Se nenhum dos candidatos conseguir a maioria, ou seja, 50% dos votos, a eleição tem que ser cancelada, os candidatos trocados e tem que acontecer uma nova eleição.

Se vocês, assim como eu, não estão satisfeitos com o cenário político do país, protestem, contestem, votem nulo. Acho que é direito de todos não optar por nenhum candidato se não está satisfeito.

Assim como eu, contribuam para o voto consciente. Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder.

Ah, não posso me esquecer de dizer como se faz para votar nulo. Você tem que digitar um número que não exista, de preferência 00000, para não ter a possibilidade de existir algum candidato com o número digitado. Mas cuidado, ao digitar um número incorreto, aparecerá uma mensagem induzindo-o a alterar o número, pois não existe aquele candidato, mas se a sua decisão é realmente votar nulo, é só você confirmar o número.

blog comments powered by Disqus
 

Friends